São Mateus é o primeiro livro do Novo Testamento da Bíblia
Este livro traz o a história de prometido Salvador do mundo, aquele que deveria nascer para salvar a todos os povos.
Cumpriu-se a profecia do profeta Isaías que disse: ' foi crescendo como renovo perante ele, como raiz que sai de uma terra seca.
Os judeus esperavam um Messias em Triunfo mas Jesus teve que cumprir sua promessa para depois Reinar com Grande Poder e Glória.
José foi consolado por um anjo para receber Maria como sua esposa, pois o que estava sendo gerado no ventre de Maria era fruto do Espírito Santo.
Alguém deveria nascer para mudar a história da humanidade e pela primeira vez em toda a história nasce um Rei sem luxo, um Rei que foi acolhido com 'precariedade imensa: - 'o estábulo', uma manjedoura o esperava.
Seu nascimento causou desespero e inveja no Rei Herodes, com medo e grande frustração solicitou aos escribas dos povos e os sacerdotes da época para investigarem que Rei haveria de nascer. Herodes era Rei de um povo Jesus foi anunciado como Rei de todas as nações, segundo os profetas: todo os Reinos confessará que só a um Reino que poderá salvar a humanidade, o profeta Daniel anunciou em seu livro que do céu suscitará um reino que não será jamais destruído nem passará a soberania deste reino a outro povo, mas esmiuçará todos esses reinos e subsistirá para sempre. O Rei que reinará sobre todos os reinos nasceu numa manjedoura e era filho de um carpinteiro.
Herodes ordena aos magos que seguem a estrela para ver onde o menino Jesus está.
Os magos seguem a estrela em busca do menino Jesus, porém não volta a avisar Herodes pois segundo a Bíblia Deus fala aos magos em sonhos para que não voltem a avisar Herodes, este assim que percebe que foi enganado pelos magos, dá uma ordem covarde, pedindo que matem todos os meninos até 2 anos de idade. Tomado por um espírito de inveja, medo e frustração, Pensando o Rei Herodes que dessa forma impediria o Reinado tão anunciado.
Novamente um anjo avisa a José pai de Jesus para fugirem para o Egipto e esconder o menino. José foge com Maria e Jesus para o Egipto e permanecem ali até a morte do Rei Herodes. Um anjo anunciou a José da morte dos que procuravam matar o menino Jesus, ordenando que vá para Israel, porém José temeroso pela vida de Jesus pois este sabia que o filho de Herodes reinava em seu lugar recebe novamente uma mensagem do anjo em sonho e ficou nas redondezas da Galileia morar numa cidade chamada Nazaré, outra profecia se cumpre: Ele será chamado Nazareno!
Desde o seu 'esperado' nascimento, Jesus foi perseguido, antes mesmo de crescer causou grande expectativa, medo, raiva, ódio, inveja e esperança!
João Baptista apareceu pregando no deserto da Judeia, os povos da circunvizinhança que criam no evangelho pregado por João Baptista iam ter com ele e estes eram batizado no Rio Jordão. Jesus ouvindo João Baptista pregar, aproximou-se dele e pediu que o batizasse. Porém João Baptista reconheceu Jesus e intimidou-se, não ficou confortável em batizar alguém por quem ele deveria ser batizado. Mas com gesto de humildade assim o fez.
Após o seu batismo, Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo. Depois de imenso jejum de 40 dias e 40 noites, o tentador aparece para Jesus suscitando nele o prazer e desejo de alimentar-se, porém Jesus resiste. Não convencido e crendo que ao apresentar a Jesus todas as coisas prazerosas do mundo, todas as riquezas, reinos e poder Ele renderia. Lembrando que Jesus teve um nascimento precariedade e pobreza.
Jesus sempre firme em suas palavras diz que não adorarás a outro Deus que não seja o Senhor Seu Pai celestial que está nos céus cujo qual Lhe enviou.
Em seguida os anjos vêem e servem a Jesus com alimento. Um dos primeiros sinais de companheirismo (se não o primeiro) é demonstrado a Jesus com os gestos desses anjos que lhe vieram servir. Ele jamais estaria só, mesmo que em algum momento da sua vida pensasse estar esquecido pelo Pai que o enviou, Este estaria sempre presente e no momento certo o alcançaria. Uma prova de amor, carinho mas de provação.
Jesus desce do deserto e encontra Pedro e seu irmão Thiago e faz o primeiro chamado: Venham ser pescadores de almas.
Jesus percorreu toda a Galiléia, anunciando o seu evangelho, curando enfermos, expulsando demónios, os milagres começam a acontecer através da Sua vida, suas palavras são verdadeiros ensinamentos, alguns pensamentos de eterna sabedoria, palavras que soam como poesias e consolo, outras porém são de exortação e arrependimento.
Sempre com maestria e carisma por onde Ele passa consegue juntar multidões. Pessoas a espera de ouvir dizer qualquer coisa que seja. Sua fama faz com que todos queira estar perto, quer fosse por curiosidade ou busca de curas e milagres multidões aproximavam do lugar que estava reunido.
Uma das palavras mais difíceis de se cumprir humanamente falando, pelo menos pra mim foi quando Ele disse que toda a vez que alguém vir oferecer-lhe (ora) algo num altar e quando ali estiver que alguém tem algo (qualquer coisa) contra ti, deve deixar a oferta (parar de orar) e primeiro ir reconciliar com seu irmão para que sua oferta (sua oração)seja uma oferta agradável, (ouvida) o coração precisa ser puro e o amor e perdão são umas das lições principais de Jesus, Amar e Perdoar Sempre.
Ele também ensina repreendendo aqueles que buscam glória e poder quer seja numa ação de solidariedade, num gesto de cidadania, não importa, Jesus não gosta das pessoas que procuram tocar a trombeta pelo bem que fazem ou que buscam reconhecimento e 'fama' nas ações que praticam. Ele admira os humildes, gosta de estar com os simples.
Não se importa com muitas palavras, em um dos seus ensinamentos Ele ensina que basta apenas dizer: Pai nosso que estas nos céus, santificado seja seu nome, venha nós o Teu Reino e seja feita a Sua vontade assim na terra como nos céus, e dá-no o pão de cada dia, livra-nos do mal pq Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Estas palavras são suficiente para Ele ouvir e atender, não é necessário gritar, dizer muitas coisas, repetir palavras... Ele conhece as necessidades de cada um antes mesmo de pedir, mas para alcança-las é necessário primeiro buscar o seu reino.
Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar é o que diferencia os seus seguidores daqueles que o rejeitaram.
Devemos construir sonhos duradouros, perseverar sempre, não desistir pois só assim não seremos destruídos pelas correntes do mar da vida. Ele ensinou isso muito bem numa parábola sobre a casa construída na rocha x a casa construída na areia. Ambas passaram pelas correntes e ondas fortes, porém só uma conseguiu permanecer em pé. A construída na rocha, a rocha simboliza aqui a obediência, a perseverança, 'o fazer' as coisas corretamente conforme diz a sua palavra e seus ensinamentos.
Vou continuar lendo,
Jesus foi um grande conquistador....
abraços....