Jesus assim que desceu do monte vê que uma multidão o espera. Todos ansiosos por vê-lo, querem toca-lo, ouvi-lo, querem vê-lo!
Um leproso com gesto de humildade adora-O, se prostra diante de Jesus e diz-Lhe: Jesus se vc quiser podes deixar-me limpo.
Imagino tamanha ansiedade daquele leproso da resposta que Jesus daria ou o que faria naquele momento diante da multidão. Os leprosos não podiam viver em sociedade por causa do seu contágio. Eram discriminados, impuros. A pessoa que era contaminada pela lepra era tida como um ser castigado por Deus, um pecador por isso tinham que viver isolados. Dizem que havia um lugar só para os leprosos da época.
Jesus sensibilizado com aquele sofrimento, com amor carinho e dedicação responde-lhe imediatamente: - Eu quero que seja limpo. Estais limpo!
Imagino que este leproso nem chegou a ficar no meio da multidão para não ser expulso antes de ver Jesus. Talvez tenha ficado escondido nos arredores, ou num lugar que sabia que Jesus tinha que passar por ali. E qd o avista Jesus lança-se imediatamente aos seus pés.
Talvez Jesus tenha ficado feliz tb com a audácia daquele leproso. Jesus faz-lhe um pedido 'humilde'. Ele não quer que o leproso diga que Ele o curou. Mas pede que vá aos sacerdotes certificar-se da cura e oferecer a oferta que Moisés determinou. Aqui está outro exemplo de humildade de Jesus deixado para todos nós. Não é necessário muitas vezes dizer em alto e bom tom as coisas boas que fazemos. É melhor tornar-se pública as ações aos olhos da humanidade ao ser anunciada somente em palavras sem serem vistas.
Ao contrário dos outros Reis, Jesus veio servir, convivia com os pobres, doentes. O que me chama atenção nos textos escritos por Mateus é que qualquer um que quisesse encontrar ou ver Jesus bastava ir onde a multidão estava, os desempregados, os desesperados, os discriminados.. ali estava Jesus!
Os excluídos da época, por não terem onde lamentar ou chorar suas dores vê em Jesus a esperança de vida, de oportunidade, de valor, de auto-estima.
é engraçado dizer que até um centurião , ('capitão de cem homens segundo os historiadores da bíblia') fica sem jeito ao chegar até Jesus, e pede-lhe que lhe diga ao menos uma palavra para que seu criado seja curado. Jesus admirado com tamanha fé diz-lhe ok centurião eu não vou até sua casa para curar seu criado, seja feita conforme sua fé. E imediatamente seu criado ficou curado.
Jesus fez milagres, expulsou demónios, curou enfermos, operou maravilhas por onde passava.
Jesus vendo a multidão pede os discípulos para leva-lo do outro lado. Muitos querem ir tem com ele, mas Jesus não tinha moradia, reflexivo Jesus diz uma coisa que até nos dias de hoje muitos são discriminados por não ter onde repousar, a falta de um endereço fixo não traz credibilidade a ninguém: 'as raposas tem covil, as aves do céu tem ninho, mas eu n tenho onde reclinar a cabeça, como querer vir ter comigo? em outras palavras Jesus queria dizer: se queres vir ter comigo, deixa tudo e segue os ensinamentos que tenho deixado por onde passo, siga meus passos e fazer a minha vontade, creia que eu sou o Cristo e estarei sempre convosco.
Jesus cansado, deita no fundo do barco e acaba por adormecer. OS discípulos enfrentam uma grande tempestade em alto mar, desesperados vão acordar, atrapalhar o descanso de Jesus, Ele podia tê-los repreendidos com mais rigor, ou continuar descansando. Ao contrário sobe a poupa do barco e ordena que aquela tempestade cessa. Imediatamente o vento e as fortes ondas obedecem sua voz e td se acalmou. Aos discípulos, dá-lhes uma palavra de ânimo dizendo: Ah pq tens pouca fé? Em outras palavras: VCs podiam ter acalmado o mar e nem precisavam me chamar, eu estou sempre convosco.
Jesus ainda desce do barco e expulsa dois endemoninhados de gadareno.
Jesus não tinha descanso...
Era muito ativo, sempre disponível
Tinha um estado característico e especial!