Jesus quando chega em sua cidade trazem-lhe um paralítico deitado sobe uma cama.
No meio da multidão estavam tb alguns escribas, alguns escribas pertenciam a classe alta no tempo de Jesus, por saber ler e escrever eram imprescindíveis neste meio. Jesus olha para o paralítico estrategicamente com voz altiva diz para os paralítico não desanimar pois estava perdoando seus pecados.
Os escribas entendiados vê nas Suas palavras uma grande blasfémia e ofensa as suas crenças e costumes.
Jesus conhecia os pensamentos de cada um deles, olha para os escribas e questiona-os: PQ pensas mal em vossos corações, o que é mais fácil dizer perdoados estão os seus pecados ou levanta e anda? Mas para que saibam que o Filho do homem tem poder não somente para perdoar pecados eu volto e digo a esse paralítico levanta-se toma a sua cama e saia andando.... E assim aconteceu
O gesto de Jesus foi uma demonstração de evangelho anunciado Ele mostrou ali que veio para perdoar pecados, curar feridas incuráveis não somente do corpo mas também da alma e do coração. Humilde demonstrou aos escribas que Ele era o Cristo tão esperado e anunciado pelos antigos profetas.
É neste momento que Jesus caminhando na rua vê Mateus na colectaria de impostos e faz-lhe um CHAMADO: Vem Mateus, siga-me. Este sem questionar, sem preocupar-se, deixa tudo e segue Jesus deixando em seu livro a história de um homem simples, audacioso, corajoso, sofredor, um homem com todas controvérsias de um titulo de Rei mas Rei.
Os fariseus formavam os mais importantes da escola judaica que se formou 150 anos A.C no carácter religioso. Estes vendo que Jesus se reunia a mesa ceando com publicanos (cobradores e impostos excedentes) e pecadores questionaram aos discípulos de Jesus pq Ele estava sentado a mesa junto com indignos .
Jesus ouve quando estes fariseus inconformados dirigem aos seus discípulos colocando seus princípios em questão. Com sabedoria maestral, com muita responsabilidade e credibilidade e integridade Jesus ensina-os por que o filho do homem foi enviado ao mundo dizendo essas palavras: Pq me reúno com pecadores e fariseus, querem saber pq não discrimino os que para si são desprezados, amaldiçoados e excluídos? PQ foi para isso que eu fui enviado. Vc levariam ao médico alguém que não estava doente? Quem procuram os médicos os sãos ou os doentes, os que sofrem de enfermidades ou aquele que não tem causa de queixa em sua saúde? eu tb vim pra curar enfermos e não para curar sãos.
Jesus menosprezou a morte dizendo que a menina apenas adormecia, quando um sacerdote disse-lhe que sua filha tinha acabado de falecer. Ele estende-lhe a mão e diz: levanta e isso aconteceu. Jesus conseguiu ultrapassar a morte pq foi maior que ela, pq tem em seu poder o poder da vida.
com esse gesto Jesus ressuscitou não somente o corpo e a alma daquela menina, mas também os sonhos de toda sua família.
Muitas pessoas nem precisavam ver Jesus, sentiam-O e criam no poder. Prova disso os dois cegos que qd soube que Ele passava por ali, pediu que os curassem. E conforme sua fé ambos viram a face de quem criam pela primeira vez.
A confiança desse s cegos deixa-nos uma lição. Não precisamos enxergar para acreditar, se acreditar veremos.
Jesus compadece da multidão que anda desgarrada como ovelhas sem rebanho, sem pastor e encarecidamente ordena aos seus discípulos que vá em busca dessas almas perdidas.Jesus orienta seus discípulos a ter boa postura, confiança, qd n mais estiverem com Ele. Tranquiliza-os dizendo que qd forem interrogados o próprio Espírito de Deus falará através deles. Seguir suas instruções é um ato de fé, obediência e inteligência.
Ler sobre Jesus me transporta para um mundo de fantasias e sonhos...
uma briga inconsciente x consciente de que não é fantasia e nem sonho, é um pensamento imaginário motivado pela leitura de um livro cujo autor andou com Ele, conversou com Ele, , almoçou, jantou, orou com Ele.