João, aquele por quem Jesus foi baptizado encontra-se encarcerado, mas ouvindo falar que Ele estava próximo pediu aos seus discípulos que interrogasse-O se Ele era o Cristo anunciado pelos profetas.
(João sabia em seu coração que era Jesus o enviado).
Reflexão: João Baptista sabia em seu coração que Ele era o Cristo anunciado pelos profetas, sabia que o mesmo Espírito que usava Jesus era o que estivera com ele antes Dele para anunciar o evangelho. Sua pergunta veio devido ao sentimento causado pela ausência e exclusão do povo devido sua prisão, encarcerado queria que Jesus soubesse que estava ali, um conforto para seu coração e um alívio para sua alma era a resposta de JEsus. Muitas vezes temos a certeza de algo, mas quando encontrámos alguém a quem confiamos plenamente temos a necessidade junto com o desejo de ter mais uma confirmação. A confiança, a credibilidade de alguém impulsiona o ser humano a ratificar tal informação. É a necessidade de sentir-se apoiado no que faz,.
A confirmação neste caso é mais uma sensação de aconchego, acolhimento.
Jesus manda os discípulos de J.B dizerem-lhe as maravilhas que tem feito. Notícia que enche o coração dele de gozo, regozijo e prazer.
Como numa declaração de amor em público, Jesus faz questão de credibilizar a vida de J.B enfatizando com admiração sua pessoa dizendo que não existiu outro homem maior que ele. Fez questão de ensinar aos pobres e sobrecarregados, aos humildes e desprezados o verdadeiro sentido da humildade e mansidão.
Aprender as lições de Jesus é possível se aceitar-mos sua vida, seus pensamentos, sua vontade, seu desejo
Se não há mudança de comportamento, de pensamento, da fala, etc
Não houve aprendizado suficiente.
e principalmente, o resultado de um bom aprendizado é observado na mudança do comportamento.